Soldamaq

Como cuidar das ferramentas manuais

Postado dia 19 de agosto de 2016 em Organização e Manutenção

Ter uma caixa de ferramentas pode ser muito útil no dia a dia, mesmo que você não a utilize todo o dia. Isso porque sempre acontece algum probleminha que temos que resolver, seja em casa seja no escritório. Um cano que está vazando, um parafuso mal colocado, uma torneira que precisa ser apertada, ou seja, pequenas coisas que podemos resolver sem contratar um especialista para o caso. No entanto, é neste momento que as suas ferramentas manuais se fazem importantes.

caixa-de-ferramentas-2879816Um kit básico já é suficiente para conseguir resolver esses pequenos problemas que, uma hora ou outra, podem aparecer em algum canto da sua casa ou do seu escritório. Porém, além de ter as ferramentas e escolhê-las bem para obter uma boa performance, é preciso conservar os equipamentos. Fazer a manutenção regularmente das suas ferramentas é tão importante quanto a qualidade delas.

Lembre-se que suas ferramentas manuais, como alicates, chaves, tesouras, parafusos e demais, também precisam de cuidados de limpeza e na hora de armazenar. É comum dar mais atenção para equipamentos elétricos ou que funcionem a base de bateria, mas as ferramentas manuais podem servir por muito mais tempo se forem bem conservadas.

Confira algumas dicas que são bem úteis para preservar a qualidade das suas ferramentas.

– Prevenir é melhor do que remediar, já diz o ditado. Então, para que suas ferramentas manuais fiquem sem ferrugem é importante tomar providências pra que isso não aconteça. Uma forma eficaz é usar cera em pasta para encerar as ferramentas que possuem lâminas. A cera vai limpar a ferramenta após o uso e com isso protegê-la de ferrugens.

– Agora, se você não se preveniu antes e seus equipamentos estão com ferrugem acumulada, há um modo de tirá-las. Aplique um pouco de diluente, regularmente, com auxílio de palha de aço na área onde tem ferrugem. Feito isso, passe, também, um pouco de óleo.

– Agora que as ferramentas estão limpas, é importante também ter cuidado na armazenagem. Evite lugares úmidos e não se esqueça de que uma caixa é essencial pra a proteção das peças. Uma dica importante é colocar um pedaço de giz na caixa, já que o giz absorve a umidade para si e evita a formação de ferrugem.

tudo030

Deixe seu comentário: