Soldamaq

Como escolher a broca certa

Postado dia 31 de agosto de 2016 em Guia de compras

Quando o assunto é trabalhos que exigem perfurações em diferentes tipos de superfície, o passo inicial para uma tarefa bem executada é optar pela broca mais adequada. Além disso, com a broca certa, você também estará garantindo a sua segurança, que é um elemento imprescindível para esse tipo de trabalho. Por isso, ter em mãos o material certo significa, além de praticidade e rapidez, uma maneira para evitar acidentes mais graves.

Broca-para-furadeira

Tipos de brocas

 

Hoje em dia é possível contar com brocas de formatos e estilos diferenciados, cada uma voltada para um tipo de material e situação. Sendo assim, antes de iniciar o trabalho de perfuração é necessário ter em mente qual é o tipo de superfície, a sua resistência e, além disso, qual é a profundidade da perfuração a ser realizada.

No caso do trabalho em superfícies de madeira, as brocas que possuem três pontas ou ponta chata são as ideais, visto que elas contam com uma adaga na parte central que a impede de desviar o caminho durante o processo de perfuração.

Outra broca adequada para materiais de madeira é a do tipo espada, que é também conhecida como escariador. Esse tipo de broca é perfeito para a realização de furos com diâmetros de tamanho grande. E quando a madeira é úmida e macia, a broca serpentina é uma excelente pedida.

No caso de metais, as brocas utilizadas deve conter maiores ranhuras, pois isso facilita o atrito e permite perfurar com mais precisão. Nesse caso, as brocas HSS que possuem ponta polida são as perfeitas. Elas podem ser utilizadas em materiais como o alumínio, o cobre, o latão, o zinco e também aço sem liga. No entanto, no caso do aço inoxidável, vale recorrer às brocas de aço que contam com liga de cobalto (HSS-E) ou, se preferir, as brocas que possuem revestimentos de titânio.

Deixe seu comentário: