Soldamaq

Você sabe quais são as funções de um alicate universal?

Postado dia 5 de outubro de 2016 em Apresentação e comparativo de produtos

Hoje o assunto é uma das ferramentas mais comuns e frequentes nos lares dos brasileiros, o alicate. Um dos equipamentos mais antigos também. Alicates não servem só para ajustar e apertar as coisas. Tecnicamente falando, sua função é dobrar a força de quem esta usando, te dando uma vantagem mecânica.

Funcionando como uma alavanca, a força praticada de um lado do cabo se multiplica na cabeça do alicate, por isso você consegue, usando a força dos seus músculos, cortar e dobrar materiais resistentes como o aço. Ao longo dos anos o alicate foi ganhando novas formas e funções, mas o seu princípio permanece sempre o mesmo.

Alicate Universal

478

O alicate universal é o modelo mais conhecido e usado de toda a família dos alicates, é parte indispensável de qualquer caixa de ferramentas. Os tipos existentes no mercado variam principalmente em relação ao acabamento e ao formato da cabeça. Esse alicate é uma das principais ferramentas usadas pelo eletricista, pois, serve para prender, cortar ou dobrar condutores.

A sua ponta, chata e de mordida estriada, serve para apertar e dobrar chapas e fios. No meio há uma abertura circular, também estriada, própria para pegar parafusos e dutos com firmeza. Por fim, há uma lâmina de corte perto do fulcro (a bola que une os cabos), que corta arame e fios, finos e médios. Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos, dependendo do uso. É comum encontrá-lo numa versão com o cabo isolado, bom para trabalhar com instalações elétricas e melhorar a empunhadura da ferramenta.

O Alicate Universal pode ser utilizado para:

Cortar fios e arames – é possível cortar materiais como: cobre, latão, bronze, alumínio, plástico, aço, aço temperado com diâmetro máximo de 2mm (tipo corda de piano) com a região do corte do alicate e resistência a tração de 1500 Nmm2.

Segurar com firmeza superfícies de forma chata, cilíndrica, oval, quadrada, sextavada, oitavada ou poligonal através das suas mandíbulas planas e ovaladas;

Prensar terminais utilizando as partes internas do cabo (região retificada próxima da articulação do alicate);

Executar tarefas em linhas energizadas utilizando o alicate de cabo isolado para 1000V.

Deixe seu comentário: